1. A hipertensão arterial é provocada pelo stress.
Verdadeiro
Falso
Níveis elevados de stress podem aumentar temporariamente a PA, mas não está provada uma relação entre o stress e a HTA. Contudo, as pessoas expostas a stress têm habitualmente estilos de vida menos saudáveis, que podem influenciar o risco de HTA.
PRÓXIMO
2. É possível sentir quando a pressão arterial está a aumentar.
Verdadeiro
Falso
A HTA não costuma causar sintomas, principalmente em hipertensos crónicos. Por este motivo, a doença é conhecida como a “doença silenciosa”. Monitorize os seus valores de PA regularmente.
PRÓXIMO
3. Não devo praticar atividade física se tiver hipertensão.
Verdadeiro
Falso
A prática regular de atividade física, sobretudo com movimentos aeróbios (marcha, corrida, natação ou dança), ajuda a reduzir os valores de PA e a controlar o peso.
PRÓXIMO
4. A hipertensão arterial pode provocar doença renal.
Verdadeiro
Falso
Se não for controlada, a HTA vai danificando vários órgãos ao longo do tempo e pode conduzir a doenças como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte do miocárdio, entre outras.
PRÓXIMO
5. A prática de meditação pode reduzir a pressão arterial.
Verdadeiro
Falso
Estudos têm demonstrado que a meditação transcendental pode reduzir ligeiramente a PA. Esta prática envolve a concentração num som ou numa frase para alcançar um estado de relaxamento.
PRÓXIMO
6. No dia da consulta, não se deve tomar a medicação, para o médico saber como está a PA.
Verdadeiro
Falso
A medida da PA sob o uso de medicação anti-hipertensora poderá trazer informações importantes relativas ao curso da doença, em especial ao seu controlo.
PRÓXIMO
7. Uma história familiar de PA indica que a pessoa será hipertensa.
Verdadeiro
Falso
Embora a componente genética seja um fator de risco inegável, a pessoa não será necessariamente hipertensa. Tabaco, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade são também fatores de risco relevantes.